• Letícia Frasão

Seja um profissional desejado pelo mercado de trabalho.

Por Letícia Frasão

Inbound Marketing | SEM | Customer Success | Consultoria em Marketing Digital


Você já ouviu falar em empregabilidade? Quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores serão as chances no mercado de trabalho. Com este artigo, espero lhe ajudar a ser um profissional empregável em um mercado tão competitivo.

Outro dia, um colega de trabalho veio me pedir uma opinião sobre a compra de um apartamento que ele pensava em fazer. A sua maior preocupação era se ele iria conseguir se manter empregado e conseguir pagar o apartamento que seria financiado em muitos anos.


Conhecendo as habilidades e o profissionalismo desse meu colega, disse para ele fazer a compra sem medo pois eu tinha certeza que o mercado de trabalho não iria deixar um profissional competente como ele ficar assim de bobeira.


Isso nada mais é que empregabilidade. Ser empregável é se manter desejado pelo mercado de trabalho.


Não sou boa em finanças ou investimentos para dar conselhos sobre compra de apartamento, mas aprendi algumas coisas sobre o mercado de trabalho e sobre como ser esse profissional tão desejado pelas empresas e por isso decidi escrever esse artigo.


Vale lembrar que eu estou ainda no início do meu caminho profissional, que eu tenho ainda muito mais coisas a aprender, mas vou compartilhando tudo nessa minha trajetória.


Mantenha-se informado

Estude o que o mercado precisa dentro de sua área de trabalho. Como está a demanda do mercado para sua profissão? Quais as habilidades que os empregadores estão procurando? Quais são as suas hard skills? E suas soft skills?


Faça uma autoanálise, descubra suas habilidades e suas fraquezas. Reconheça e aprenda com os erros. Assim você saberá o que deve aperfeiçoar e o que deve aprimorar.


Lembre-se: um profissional desatualizado não é lucrativo para nenhuma empresa.


Diferencie-se dos demais

Infelizmente apenas se manter atualizado e saber de tudo um pouco não é suficiente. Identifique uma área do seu trabalho que tenha maior afinidade e interesse e procure se aprimorar.Busque ser o melhor profissional sobre o assunto, agregue valor para o serviço que oferece e tenha destaque em relação aos demais no seu setor.


Importante: apresente seus diferenciais de forma sustentável, assim terá respeito e admiração por parte de seus colegas de profissão.


Seja adaptável e aprenda a inovar

Junto com as tecnologias, o mercado de trabalho está em constante evolução. Ser uma pessoa com flexibilidade para lidar com mudanças, imprevisto e incertezas é essencial. Deixe claro que as pessoas podem contar com você em situações adversas e sob pressão.Além disso, explore novos caminhos, inove processos simples do dia a dia, mas que irão aperfeiçoar o que já é feito. Pesquise soluções mais práticas para problemas corriqueiros.


Inovar não é algo fácil e não fomos educados para isso. Mas é uma atividade que pode ser aperfeiçoada com o tempo.


Tenha uma rede de conexões eficiente

Desenvolver uma rede de relacionamentos é fundamental. Nós não estamos sozinhos, por isso é muito importante estreitar laços e crescer em conjunto.


Entenda também que conexões é totalmente diferente de contatos.


Recomendo a leitura do artigo “Sobre como encontrar as conexões certas” escrito por Emanuela Lyra, fundadora da Caixa Amarela. Vale também conferir o trabalho incrível que ela faz.


Faça o marketing pessoal

Não basta ser um excelente profissional, o mercado precisa saber disso. Portanto, construa uma identidade, seja no LinkedIn ou em outras redes sociais, e também no mundo offline, fora da internet.


Dessa forma, você garante maior visibilidade perante o mercado. O Networking que você faz também ajuda no seu marketing pessoal.


Conclusão

Além de todos esses pontos que citei acima, é necessário que você saiba que o modo que você lida com as pessoas diz mais sobre seu caráter do que um currículo cheio de competências e experiências profissionais.


Saiba se comunicar: mas antes de ter um bom discurso, é preciso ser um bom ouvinte.


Tenha perseverança: sucesso não vem do dia para a noite, vem depois de muito trabalho duro.


Foque nos seus objetivos: tenha um plano de carreira bem definido, estude, se qualifique. Se mantenha motivado para buscar novos conhecimentos e desenvolvimento de aptidões.


Espero que esse artigo lhe ajude a se tornar um profissional mais interessante para as empresas e para o mercado de trabalho. Caso queira conversar mais sobre esse assunto ou sobre inbound marketing, fala comigo aqui. Vamos fortalecer nossas conexões.


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